domingo, 14 de maio de 2017

Monstros Gigantes – Kaiju

de Vários Autores

           Sinopse: Ele é um carrasco, uma punição do universo pela arrogância humana. Ele é um kaiju.
Você pode senti-lo se aproximando. A cada passada, um terremoto. A cada sombra lançada, pânico e terror. Seu urro estilhaça vidraças e mentes. Seus golpes não deixarão pedra sobre pedra. Será a cidade devastada por sua passagem mais uma vez?
Das mais antigas eras até o futuro incerto, esses terríveis colossos assolam a Humanidade, nós que para eles não somos mais que insetos, parasitas a serem devorados ou esmagados. Depois de sua chegada, sobreviver se tornará a nossa única razão de existir.
Monstros Gigantes – Kaiju é uma antologia sobre esses arautos da destruição em massa onde 18 criaturas trazem suas versões de como tudo acaba — ou o que fazer para que tudo continue. Organizada e com participação dos terríveis Luiz Felipe Vasques e Daniel Russell Ribas, surpreenda-se com textos catastróficos dos autores Daniel Folador Rossi, Davi M. Gonzales, Sid Castro, Pedro Afonso, Cheile Silva, Barbara Soares, Danilo Duarte, Edgard Refinetti, Adriano Andrade, Leandro Fonseca, Gilson Luis da Cunha, Vitor Takayanagi de Oliveira, Bruno Magno Alves e Gabriel Guimarães.
Enfrente a avassaladora presença ou vivencie a angústia de pessoas marcadas pela vinda desses invencíveis nêmeses. E se houver o dia seguinte à sua marcha apocalíptica, o mundo com certeza não será mais o mesmo. 

            Monstros Gigantes – Kaiju é uma antologia brasileira lançada pela Editora Draco cuja proposta era reunir vários autores (incluindo este que vos fala) para contar histórias sobre Kaiju, aqueles grandes monstros ferozes e destruidores que povoam nosso imaginário desde o surgimento de Godzilla e outros do tipo. Com essa proposta, surgiu um livro incrível, vencedor de dois prêmios do Clube dos Leitores de Ficção Científica (melhor antologia e melhor conto para O último caçador branco).
Dessa empreitada surgiram os contos Darvarangá, Tejuaçu contra Kaiju, Os grandes antigos estão de volta, E eu me torno morte, Memórias de Lisboa, O monstro que habita o âmago, O melhor amigo, Spaycy, Coração Kaiju, O som do metrô, Depois que eles partiram, O último caçador branco, Rotina, O último café, Fita 00371-D, Os gigantes que caminham sobre a Terra e, claro, meu conto, intitulado Sob o Etna. O livro é dividido em três partes: Ruínas do Passado, Desafios do Presente e Provações do Futuro.
Os contos, aparentemente sem ligação entre si, foram cuidadosamente escolhidos para que fizessem certo sentido – ainda que não seja algo feito propositalmente pelos autores. Por exemplo: dois contos contam o relato de cientistas enfrentando monstros gigantes, um no passado (Os grandes antigos estão de volta) e outro no presente (Sob o Etna), como se ambos os contos se passassem no mesmo universo ficcional – algo que, garanto a vocês, não foi combinado. Este trabalho, visando não apenas escolher os melhores contos para a antologia, mas também a vontade dos organizadores em apresentar ao público leitor de ficção científica o melhor trabalho possível.
Neste ínterim, temos as mais diversas histórias baseadas na mesma proposta: a humanidade enfrentando monstros gigantes que são verdadeiras forças da natureza. Exércitos, criaturas transformadas, deformidades antigas, robôs gigantes e muita destruição quando as bestas surgem de dentro da terra para punir a humanidade por todos os seus crimes.
A edição da Editora Draco é o livro mais bonito do qual tive o prazer de participar e um dos mais belos que já vi na vida. O papel escolhido é de grande qualidade, tem imagens de monstros gigantes e robôs no interior, e a capa é belíssima, mostrando um robô gigantesco em meio a uma cidade – minha única reclamação, para ser sincero: se são contos sobre monstros gigantes, deveria ter um na capa, e não um robô, fazendo alusão ao conto O último caçador branco, escrito por um dos organizadores da antologia.
Posso ser suspeito para falar, mas Monstros Gigantes – Kaiju é uma antologia única dentro da literatura nacional, e vale a pena ser lida, como muitas outras da Editora Draco, que lança um material diversificado dentro do campo da ficção científica, fantasia e terror. Com contos que passeiam por diversas situações e imaginam o possível confronto da humanidade com terrores desconhecidos, Monstros Gigantes – Kaiju é um convite a todos os leitores mergulharem fundo em literatura nacional da melhor categoria. Garanto a vocês!


Editora: Draco
Ano de Lançamento: 2015
Páginas: 248

Nenhum comentário:

Postar um comentário