domingo, 15 de outubro de 2017

Edgar Allan Poe: Medo Clássico


por, Edgar Allan Poe

            Sinopse: Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade que os leitores já esperam da DarkSide® Books, o livro é uma homenagem a Poe em todos os detalhes: da capa dura à nova tradução feita por Marcia Heloisa, pesquisadora e tradutora do gênero, além das belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. E o mais importante: o conteúdo selecionado que recheia as 384 páginas deste primeiro volume de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. E que conteúdo!


            Sou fã confesso da editora Darkside Books há anos. A editora vem arrebatando cada vez mais seguidores, criando uma verdadeira legião de leitoras, com títulos incríveis e uma qualidade que dificilmente se vê no mercado – para os colecionadores, livros em capa dura são sempre uma boa pedida. Edgar Allan Poe é justamente um desses livros: não apenas uma excelente leitura, mas uma edição para enfeitar sua estante. A coleção Medo Clássico, que também conta com Frankenstein, ou o Prometeu Moderno, já se mostra a melhor da editora, na minha opinião.
            Elogiar esse mestre do terror é chover no molhado, convenhamos. Acho que todos os elogios já foram atribuídos a Poe, mas vamos lá. Gostaria também de comentar que li Poe pela primeira vez na escola, aos treze ou quatorze anos, e simplesmente adorei. Depois de tantos e tantos anos poder ter em mãos uma edição como essa é simplesmente fabuloso! Admito que comprei (e li) primeiro Frankenstein, pois é meu romance favorito, mas Edgar Allan Poe: Medo Clássico se mostrou leitura obrigatória para todos os fãs do gênero.
O livro de contos e poemas é dividido em seis partes, cada um com três histórias: Espectro da Morte (com contos sobre a morte, o assassinato e o horror; entre elas, a famosa O poço e o pêndulo); Narradores Homicidas (histórias do ponto de vista do próprio assassino, contando aqui com as muito conhecidas O gato preto e O coração delator, que se tornou um dos meus contos favoritos de Poe); Detetive Dupin (com as aventuras de Dupin. Particularmente, não gostei desses contos, nem mesmo de Os assassinatos na rua Morgue, sendo pra mim a única parte fraca na obra de Poe; Mulheres Etéreas (o ápice de Poe, apresentando Berenice, Ligeia e Eleonora); Impeto Aventureiro (que narra histórias com pitadas de loucura e terror) e, por fim, O Corvo, que apresenta três versões do famoso poema: a original e duas traduções, de Fernando Pessoa e Machado de Assis.
Cada parte tem seu charme e a divisão tornou o livro interessante. Como é um livro de contos, você pode escolher por qual conto ou por qual parte quer começar. Por exemplo: quem já estudou a vida de Poe pode reconhecer o autor nos contos apresentados em Mulheres Etéreas facilmente, por isso poderia querer começar por ali. Ou por O Corvo, por curiosidade. A ordem não faz muita diferença, embora eu tenha lido na ordem escolhida pela editora. Poderia me aprofundar mais em falar de cada conto, mas tornaria esta resenha extensa demais e ainda poderia correr o risco de estragar a diversão de alguém. Só adianto que foi muito bom reler O gato preto (me lembrei do meu gato, Neguinho, enquanto lia), e nunca havia tido o prazer de ler O Corvo, mas simplesmente adorei.
Quanto à parte física, o padrão da Darkside é seguido à risca aqui: capa dura preta, letras e marcador de página próprio dourados, várias ilustrações, e alguns achados incríveis, tais como: fotos da casa do mestre e introduções, uma por Charles Boudelaire (grande escritor e poeta moderno) e outra do próprio Edgar Allan Poe para falar de O Corvo. A edição é belíssima e está constantemente em promoção na Amazon.
 Para finalizar, ouso dizer que este não é só mais um livro: é a edição definitiva para os fãs de Poe. E é só o primeiro volume, o segundo já está sendo preparado. Como tudo o que a Darkside Books faz, é muito bonito, mas a qualidade literária desta edição é de altíssimo nível. Se você é do tipo que, como eu, não compra livro apenas pela capa, mas gosta de investir bem seu rico dinheirinho, pode comprar sem medo. Vai ser um dos melhores livros de sua coleção, garanto.


Editora: Darkside Books
Ano de Lançamento: 2017
Páginas: 384

Ainda convido os fãs de Edgar Allan Poe a conhecer meu outro projeto envolvendo o mestre: a tradução e edição de Haunt of Horror - Edgar Allan Poe, histórias em quadrinhos lançadas pela Marvel que adaptam os contos e poemas de Poe. Vale a conferida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário