domingo, 9 de dezembro de 2018

Sessão Nostalgia: Macanudo 8


Macanudo 8, de Liniers

            Sinopse: Este tomo incluye una historieta especialmente dedicada por Liniers a sus hijas, y varias páginas de Macanudistas Apócrifos, que son los autores invitados que se hacen cargo de la tira cuando Liniers se toma vacaciones. En ese segmento hay tiras de Pablo Zweig, El Bruno, Iturrusgarai, Alberto Montt y Fernando Calvi, entre otros.


            Essa postagem será um pouco diferente das outras. Não tenho a intenção de fazer uma resenha de Macanudo 8, mas, sim, um comentário nostálgico. Não sei se já podemos considerar esse livro (lançado em 2010) motivo de nostalgia, mas, para mim, a história que envolve essa obra é muito saudosa – principalmente porque um dos envolvidos, por quem tenho muito carinho, já faleceu.
            Em 2013 viajei para o Paraná para participar de um simpósio de Letras. Éramos, na ocasião, quatro alunos e um professor (querido Neres, já falecido e que bancou minha viagem, pois eu estava desempregado e não tinha dinheiro para ir me apresentar no simpósio). Em um dos dias que passamos em Cascavel, paramos em umas barracas que vendiam livros no próprio simpósio.
            Dois deles chamaram minha atenção: Macanudo 8 e 9. A capa de Macanudo 8, um pássaro humanoide de cartola com centenas de pássaros negros saindo dele, destacou-se mais aos meus olhos e acabei comprando o livro. Foi a única coisa que consegui comprar naquele evento, além da estadia. Nem o livro 9 pude comprar. Voltei para o hotel e fui ler, descobrindo, para minha surpresa, que estava em espanhol (vi que era um livro de tirinhas, mas não havia percebido a questão da língua).
            Acha que isso me impediu? Nem pensar! Devorei o livro e adorei. Uma das melhores leituras de tirinhas da minha vida (e eu AMO tirinhas). Tudo me conquistou desde o começo: a bela dedicatória (“Este libro es para Clementina. Y todos los demás también”); o traço de Liniers; as cores; as histórias, às vezes bem surreais... um livro maravilhoso e me dói não ter investido apropriadamente na coleção, pois Liniers merece – e muito!
            Boas lembranças daquele simpósio, dos meus amigos, de uma época em que eu nem sonhava em dar aulas, escrever artigos, fazer especialização... Macanudos 8 traz tudo isso de volta à minha mente.

            [Macanudo 8 foi lançado por Liniers em 2010, pela La Editorial Comum, especialmente dedicado às filhas do artista e contando com diversas participações especiais]

Nenhum comentário:

Postar um comentário