segunda-feira, 18 de junho de 2018

Condado de Essex


de Jeff Lemire

            Sinopse: O que um garoto faz quando seu mundo todo se dissolve na frente dos seus olhos? O que transforma dois irmãos que já foram um time imparável em dois estranhos solitários e amargurados? Como o cuidado e o carinho de uma simples enfermeira de meia idade podem abrir portas pras cicatrizes de uma história de mais um século de dificuldades atravessado por toda uma comunidade? Essex County, a louvada obra máxima de Jeff Lemire (premiado autor de Soldador Subaquático e Sweeth Tooth) finalmente chega ao Brasil pela Editora Mino. Aqui, nessas três histórias que se completam, um jovem e intenso Lemire revisita suas raízes no condado de Essex, no Canadá para abordar sensivelmente temas como família, memórias, luto, segredos e reconciliação - criando assim uma obra densa e poética, impactante o suficiente pra ter sido considerada essencial para a história da literatura canadense. 

            Eu literalmente acabei de ler Condado de Essex e vim escrever esta resenha. Sentia que precisava ser agora, enquanto tudo estava fresco na minha mente. Não as passagens dessa magnífica obra, mas como ela fez eu me sentir. A melancolia, a tristeza, a alegria, a vida. Eu gosto muito do trabalho do Jeff Lemire (também tenho Trillium e Black Hammer, que pretendo resenhar) e sei que existe uma melancolia inerente à escrita dele. Tudo bem, ele é assim mesmo. Mas nunca imaginei que Condado de Essex poderia ser assim tão arrebatador.
            Em Condado de Essex, temos três histórias (e me perdoem se eu não usar os nomes da editora Mino, eu tenho a versão original): Contos da Fazenda, que os apresenta a história de Lester, um menino que perdeu a mãe e foi morar com o tio, vestindo-se de super-herói e tentando seguir a vida depois que seu mundo desmoronou; o segundo conto, Histórias de Fantasmas, nos apresenta um senhor surdo e senil chamado Lou, relembrando o passado e como ele e seu irmão, amigos inseparáveis, acabaram se tornando quase inimigos pela maior parte da vida; e o terceiro conto, por fim, A Enfermeira do País, nos revela, através da enfermeira Annie, segredos de famílias que atravessaram gerações. Ainda há duas histórias extras, pequenas e muito boas – uma sobre o Clube de Boxe do Condado de Essex e outra sobre Eddie Orelhas-de-Elefante.
             Os contos são todos ligados entre si e são todos excelentes. Posso dizer com segurança que meu favorito foi o segundo, Histórias de Fantasmas, tão bonito, triste e impactante. A história dos irmãos Lou e Vince te pega de jeito. E é interessante como o autor coloca as histórias em uma ordem que te confunde e, várias vezes, te faz dizer “espera aí” e voltar na edição anterior para ver alguma coisa ou entender melhor alguma passagem. Não são apenas grandes histórias, são magistralmente contadas também..
Agora, pode parecer que talvez não valha muito à pena ler uma história triste e melancólica, como venho falando ao longo do texto, mas não se deixe enganar: Condado de Essex é uma das melhores Graphic Novels... não, é uma das melhores HISTÓRIAS que li em toda minha vida e todos deveriam ler esse material. Todos mesmo. Sim, as histórias são melancólicas, mas elas são “reais” – não num sentido de serem baseadas em fatos, por que não são, mas por nos apresentar a vida como ela é: crua, difícil, repleta de dores e tristezas, mas também cheia de esperança e alegria. Sim, esperança! Foi assim que terminei a história, esperançoso. Segredos são revelados, você percebe como as coisas começam a se movimentar para mudar para melhor e, mais importante, aprende a nunca desistir – principalmente na história backup sobre o Clube de Boxe. Você vai se emocionar com toda certeza, mas, no fim das contas, vai perceber que é só a vida sendo... bem, a vida... e a vida sempre pode melhorar, mesmo sendo muito, muito difícil, às vezes. Acho que essa é a mensagem final da história.
Para quem conhece o traço do Jeff Lemire, sabe que não é dos mais elaborados – em comparação com outros artistas por aí – mas casa perfeitamente com Condado de Essex, uma história em preto e branco e os desenhos parecem te aproximar mais daquele mundo humano. É diferente de Trillium, por exemplo, que poderia se beneficiar de ter um outro desenhista (Lemire não cometeu o mesmo erro em Black Hammer), mas aqui tinha que ser desenhado pelo próprio Lemire. É a obra máxima dele, é seu Watchmen, sem super-heróis ou grandes explosões, apenas uma história incrível contada através da nona arte. Acho que se o Lemire tivesse dado essa obra para outra pessoa desenhar ele teria se arrependido pelo resto da vida. E o impacto visual não seria o mesmo.
Como eu disse lá no segundo parágrafo desta resenha (excluindo a sinopse), não tenho a edição da editora Mino; mas, sim, a edição da editora Top Shelf Productions, em inglês. Sei que a edição da Mino tem capa dura, mas a edição da Top Shelf é literalmente um livrão em capa brochura, com orelhas e um acabamento muito bonito. Ah, e uma introdução do falecido Darwyn Cooke que me emocionou só de ler o nome dele (para quem não conhece, ele escreveu, entre outras histórias, DC: A Nova Fronteira; sou muito fã do Cooke e fiquei muito triste com o falecimento dele). Moças e rapazes, posso afirmar que essa história me pegou já na introdução. Eu nem tinha lido ainda e já estava apaixonado só pelo Lemire ter convidado o Cooke para escrever uma introdução para sua obra máxima. A edição também conta com vários extras bacanudos!
Então, vou finalizar esta resenha, sentindo que falei tudo o que poderia sem dar spoilers da história. E é simples: eu disse como me senti ao ler e isso é tudo que eu poderia querer nesse texto. Sei que meu blog não é tão visitado assim, mas eu gostaria MUITO que outras pessoas que leram esta história me dissessem nos comentários o que acharam, talvez até papearmos um pouco sobre essa maravilhosa obra. E se você não leu ainda, assim que pegar uma boa promoção na Amazon ou na Saraiva, compre sem medo. A edição da Mino em capa dura ou da Top Shelf em brochura, o que preferir. Apenas leia.


Edição brasileira:


Editora: Mino
Ano de Lançamento: 2017
Páginas: 512

Edição americana:


Editora: Top Shelf Productions
Ano de Lançamento: 2009
Páginas 512

Nenhum comentário:

Postar um comentário