terça-feira, 4 de outubro de 2016

Demolidor por Frank Miller e Klaus Janson - Volume 1


de Frank Miller e Klaus Janson

            Sinopse: Demolidor, o Homem Sem Medo, já era um dos principais super-heróis da Marvel quando o escritor e desenhista Frank Miller e o ilustrador Klaus Janson se juntaram para redefinir o personagem para uma nova geração, reinventando Matt Murdock como um justiceiro sombrio. O impacto do trabalho levou Miller a criar outras obras queridas pelos leitores (Batman: O Cavaleiro das Trevas, Sin City e 300) e ditou muito da atmosfera com a qual as HQs seriam preenchidas nas décadas seguintes. Nesta edição especial, somos brindados com a fase inicial do personagem segundo a concepção de Miller, apresentando também alguns dos mais importantes vilões enfrentados pelo Demolidor, como o Rei do Crime e o Mercenário, além, claro, da participação de Elektra.

            Sempre preferi os heróis aos vigilantes e anti-heróis. Gosto de como os heróis possuem uma retidão moral inabalável, tentam sempre fazer a coisa correta e andar na lei. No entanto, não podemos negar que os vigilantes e anti-heróis, sempre andando no limiar da margem da lei (algo intrínseco a todas as personagens mascaradas dos quadrinhos, se pensar bem), possuem uma capacidade inerente de proporcionar histórias muito mais dramáticas e bem construídas, uma vez que tudo joga contra o protagonista. E entre os vigilantes das histórias em quadrinhos, meu favorito é o Demolidor.
            Este primeiro volume de Demolidor por Frank Miller e Klaus Janson possui roteiros de Bill Mantlo, Roger McKenzie, David Michelinie e, por fim, do próprio Frank Miller. As edições apresentadas neste volume (e nos dois volume seguintes) são desenhadas por Miller com arte-final de Janson, daí os volumes serem dedicados a esta dupla. Apresentados os artistas envolvidos e sua colaboração para o Homem sem Medo, podemos falar sobre as histórias e os desenhos em si.
            Com tantos roteiristas, é normal que exista certa inconstância nas histórias, pois cada um apresenta sua visão sobre as personagens. Mantlo, por exemplo, nos apresenta uma história na qual Homem-Aranha fica cego e recebe ajuda de Demolidor. Apesar de ser uma história muito boa, não é tão séria quanto as que serão apresentadas posteriormente. Foi Miller quem criou uma base mais dramática definitiva para Demolidor, porém o caminho começa a ser pavimentado por outros autores.
            Este volume nos apresenta as investigações de Ben Urich, a origem de Matt Murdock, momentos tensos nos quais o herói chega próximo à morte, seus grandes amigos e seus vilões mais icônicos, como Mercenário e Rei do Crime – além da famosíssima Elektra, um dos grandes amores do Demolidor e personagem que cresceu além de qualquer expectativa. Este volume possui tudo de melhor que os fãs do Demolidor mais apreciam, e quando Miller assume os roteiros, o tom muda e somos apresentados à loucura e violência que permeia a vida de Murdock.
            Quanto ao traço de Miller, de forma alguma lembra o traço que o autor viria a desenvolver depois, principalmente em Cavaleiro das Trevas, provavelmente a obra mais importante e famosa escrita por Frank Miller, ainda que prefira os desenhos deste volume. Um tipo de traço típico dos anos 1970 e 1980, Miller aplica soluções visuais únicas, como o radar do Demolidor (a capa da primeira edição com o Homem-Aranha é simplesmente sensacional) e cenas que usam e abusam de sombras de forma magnífica. A arte-final de Janson torna o visual da edição ainda mais bonito, com destaque para as cenas de luta muito bem elaboradas.
            A edição da Panini, seguindo os moldes da edição norte-americana, não tem apenas boas histórias, mas também um belo visual: com capa dura e papel interior especial, o volume possui introdução de ambos os autores principais, uma imagem de página dupla extra, informações sobre Miller e Janson e um índice, coisa rara em encadernados lançados pela editora. A capa é belíssima, mostrando o Demolidor em dois momentos: saltando e, em outro, enfrentando o Rei do Crime. Uma edição que você vai querer ler várias vezes e ainda usá-la para enfeitar sua casa.
            Demolidor por Frank Miller e Klaus Janson – Volume 1 é um daqueles raros e imperdíveis encadernados da personagem. Demolidor é conhecido por ter volumes difíceis de encontrar, esgotam-se rapidamente nas lojas, daí os revendedores tentarem vendê-los a preços exorbitantes. A Panini já anunciou que fará reimpressões ano que vem (uma reimpressão do segundo volume é certa, e creio que o primeiro tenha sido reimpresso a pouco tempo), então é possível achar as edições a preços acessíveis – e este volume é imperdível, acredite!


Editora: Panini Comics
Ano de Lançamento: 2014
Páginas: 240

Nenhum comentário:

Postar um comentário